Ela ia para uma entrevista de emprego, quando caiu na calçada. Um rapaz de pele escura ofereceu sua mão para que ela se levantasse. Ela olhou na cara dele e muito descaradamente, recusou a sua ajuda. Um rapaz de pele clara ofereceu seu auxílio. E ela não rejeitou. Prontamente aceitou. O rapaz de pele escura, ficou meio constrangido. Pois várias pessoas viram a atitude daquela moça preconceituosa. Mas não deu muita importância, seguiu para o seu trabalho, que por coincidência era a empresa onde aquela moça iría fazer sua entrevista. E era ele o entrevistador.
Quando a moça foi apresentada a ele, para ser entrevistada, ficou pálida e envergonhada. Mas ele, muito gentil solicitou que ela sentasse, para iniciar a entrevista. Durante a entrevista ela tentou justificar-se de sua atitude lá na calçada. Ele por sua vez, muito sereno, explicou, que ela não precisava se justificar. Porque a empresa seguia rigidamente as regras antiracismo. E que ela teria oportunidade de rever os seus conceitos, na verdade seus preconceitos. Já que o seu currículo era perfeito, e tinha plenas condições de ser admitida. E que ficaria a seu critério, aceitar o cargo ou não.
Ela assimilou a lição, aceitou o cargo e hoje é uma outra pessoa. Humilde, prestativa, auxiliando a todos, indistintamente.